Configuração Redesconto

RESUMO

Você quer realizar uma operação de Redesconto? Aprenda agora como configurar seu sistema para esse modelo de operações.

APRESENTAÇÃO

Para você realizar uma operação de Redesconto, primeiramente você precisa configurar um IDG específico para operação de redesconto.

Manual para inclusão de IDG no sistema.

Após criar o IDG, acessar seu cadastro em Identificador Global – Cadastro – Selecionar o e clicar em ALTERAR.
Marcar a opção ‘IDG REDESCONTO’.

Figura 1 – Configuração IDG
Figura 1 – Configuração IDG

Você também deve parametrizar, que será feito o credito do valor líquido da operação em ‘Parâmetros – Operações’, selecionando o evento desejado em ‘Evento para Pagamento Operação Redesconto’. O evento parametrizado deve ser da natureza de crédito para o sistema realize o lançamento na conta corrente corretamente.

Figura 2 - Configuração pagamento operação
Figura 2 – Configuração pagamento operação

Quando você realizar a operação de Redesconto o sistema irá mudar o IDG do título incluído na operação para o IDG configurado no campo ‘Identificador Global para Crédito de Operação de Redesconto’.

Figura 3 - Configuração IDG para títulos redescontados
Figura 3 – Configuração IDG para títulos redescontados.

No caminho abaixo, você deve configurar um evento de baixa para o título original em ‘Parâmetros – Cobrança – Liquidações’ no campo ‘Evento para baixa de arquivo Redesconto (Bradesco)’. O evento parametrizado deve ser do tipo de instrução de baixa e não ter natureza para que o valor não seja lançado na conta corrente.

Figura 4 - Configuração evento para baixa
Figura 4 – Configuração evento para baixa

O título que está dando entrada, ou seja, no título que ficará em aberto com o IDG de redesconto, o sistema lançará uma movimentação para você identificar que é um título redescontado com o evento configurado na mesma tela a cima, mas no campo ‘Evento para Entrada Confirmada de Arquivo Redesconto (Bradesco)’.

Figura 5 - Configuração evento para entrada
Figura 5 – Configuração evento para entrada

Após realizadas as parametrizações no Config, você precisa configurar a conta corrente para que assim seja possível gera o arquivo correto de 444 posições. Esta opção é encontrada acessando o sistema operacional em ‘Cadastro – Conta Corrente – Cadastro’, selecionar a conta desejada, clicar em alterar no rodapé e ir em ‘Dados de Cobrança’. Marcar a opção ‘Gerar arquivo CNAB com 444 posições (Chave Nfe)’.

Figura 6 - Configuração Conta Corrente
Figura 6 – Configuração Conta Corrente

Pronto, com estas configurações realizadas você pode seguir para o manual que mostra como realizar a rotina.

Manual 18.01.01