Artigos Relacionados

RESUMO

Você sabia que é possível realizar operações de CCB no NetFactor? Aprenda a digitar a operação de Cédula de Crédito Bancário.

LOCALIZAÇÃO

Uma operação de CCB consiste em uma Cédula de Crédito Bancário onde é calculado os juros sobre o valor a ser concedido como “empréstimo” ao sacado. Hoje o NetFactor não realiza o cálculo dos juros de uma CCB, porém há uma maneira para você realizar as informações corretamente afim de calcular o líquido e informar nos contratos o valor correto a ser pago.

Ao digitar uma operação em ‘Operação – Inclusão – Digitação’, na primeira tela você terá a possibilidade de informar o tipo de cálculo de CCB no campo ‘Deságio Fórmula’.

Figura 1 - Fórmula de Deságio de CCB
Figura 1 – Fórmula de Deságio de CCB

Na próxima tela você deverá informar a quantidade de parcelas no campo ‘Num. Títulos’.

Você também pode observar que o campo ‘Fator Deság’ estará desabilitado pois o cálculo não é realizado e sim o valor líquido é visto de outra forma.

Figura 2 - Parâmetros da Operação de CCB
Figura 2 – Parâmetros da Operação de CCB

Na tela da listagem dos títulos você irá informar sacado, valor de face, vencimento, documento, entre outras informações e terá um campo para você informar o deságio do título, ou seja, o valor dos juros calculado e as demais informações de CCB como o saldo devedor, valor amortizado e a taxa aplicada na CCB.          

O valor de face que você irá informar deve ser de fato o valor da parcela a ser paga pelo sacado.

Figura 3 – Inclusão de informações CCB
Figura 3 – Inclusão de informações CCB

Quando você for direcionado para o demonstrativo da operação o valor líquido já estará calculado corretamente com o valor diminuído dos juros como deságio dos títulos.

Figura 4 - Demonstrativo da Operação
Figura 4 – Demonstrativo da Operação

Também há a possibilidade de importar uma planilha com as informações da sua operação. Clique aqui para saber mais sobre esta funcionalidade.

Manual 07.17.01