Configuração para Correção de Subscrição

Artigos Relacionados

RESUMO

Entenda como você realizada a configuração do cálculo de correção de subscrições e como funciona cada fórmula disponível no NetFactor.

APRESENTAÇÃO

Ao incluir ou alterar o cadastro da subscrição você terá acesso a tela onde é possível realizar a configuração de cada tratamento de taxa para realizar as correções de suas subscrições.

Existem duas maneiras de configuração disponíveis, o Tratamento de Taxa Fixa e o Tratamento de Taxa Variável.

Para o tratamento de ‘Taxa Fixa’ deve ser informado o percentual desejado no campo ‘Taxa Fixa’ e selecionado qual seria o tipo de cálculo.

Figura 1 – Parametrização Taxa Fixa
Figura 1 – Parametrização Taxa Fixa

– Somente Taxa (a.a.): Ao selecionar este tratamento de taxa você precisa informar no campo ‘Taxa Fixa’ o % anual onde o sistema irá calcular o % diário e aplicar o sobre o valor atualizado da subscrição.

Memória de Cálculo:

Taxa Dia: (((taxaAno/100+1)^(1/252))-1)*100

Valor Correção: valorAtualizado*(taxaDia/100)

– Juros Simples (a.m. – dia a dia): Ao selecionar este tratamento de taxa você precisa informar no campo ‘Taxa Fixa’ o % mês onde o sistema irá aplicar sobre o valor atualizado da subscrição.

Memória de cálculo:

Valor Correção: valorAtualizado*(1+taxaMês/100/30)-valorAtualizado

– Juros Simples (a.m. – valor aplicado): Ao selecionar este tratamento de taxa você precisa informar no campo ‘Taxa Fixa’ o % mês onde o sistema irá aplicar sempre sobre o valor inicial aportado da subscrição.

Memória de Cálculo:

Valor Correção: valorAportado*(1+taxaMês/100/30)- valorAportado

– Juros Composto (a.m.): Ao selecionar este tratamento de taxa você precisa informar no campo ‘Taxa Fixa’ o % mês onde o sistema irá aplicar sempre sobre o valor atualizado da subscrição.

Memória de Cálculo:

Valor Correção: valorAtualizado*((taxaMês/100+1)^(1/30)-1)

– Mês Fechado: Ao selecionar este tratamento de taxa você precisa informar no campo ‘Taxa Fixa’ o % mês onde o sistema irá calcular a correção sobre o valor atualizado no primeiro dia do mês dividido pela quantidade de dias do mês que está sendo corrigido, por exemplo em janeiro é considerado 31 dias.

Memória de Cálculo:

Valor Correção: valorTotalnoPrimeiroDiaMês*(taxaMês/qtdeDiasMês)

Quando o tratamento escolhido for de ‘Taxa Variável’ deve ser informado o índice desejado no campo ‘Indice’ e selecionado qual seria o tipo de cálculo.

Figura 2 – Parametrização Taxa Variável
Figura 2 – Parametrização Taxa Variável

– Indice + %: A taxa neste caso é aplicada em cima do valor corrigido com o índice (na maioria das vezes CDI), por exemplo 100% do CDI é R$50,00 e a taxa é 3%, aplica 3% em cima de R$50,00. 

– % do índice: Porcentagem aplicada em cima do índice parametrizado, por exemplo, 150% do índice.

– % do índice + %: Porcentagem aplicada em cima do índice parametrizado, por exemplo, 150% do índice + % ano que será transformada em dia e após aplicado sobre o valor atualizado da subscrição. Após somada com o valor calculado pela % do CDI.

– Variável: Configuração é realizada no botão ao lado onde você irá informar o intervalo de % de cotação e a porcentagem que será aplicado para o cálculo de remuneração.

Figura 3 – Cadastro de Remuneração Variável
Figura 3 – Cadastro de Remuneração Variável

Manual Nº 36.20.01