RESUMO
Entenda como você pode realizar a configuração do IOF e IOF Adicional no NetFactor para a cobrança do imposto em suas operações.
APRESENTAÇÃO
No Config em ‘Parâmetros – Impostos’ você terá o quadro IOF onde você irá realizar as configurações das taxas a serem aplicadas.
Para que seja debitado da operação a opção ‘Recolher’ deve estar marcada. No campo ‘Alíquota PF (%)’ você irá informar a alíquota para pessoa física e no campo ‘Alíquota Dia(%)’ é referente a PJ.

Para empresas que são enquadradas no Simples é necessário fazer a configuração no campo ‘Alíquota p/ Simples’, para operações em que o valor bruto for menor do que determinado valor informado pelo governo você parametriza no campo ‘Alíquota p/ Simples (%) em operações até R$ xx,xx’.

A configuração para identificar se o cedente é Simples ou não é realizada no NetFactor Operacional em ‘Cadastro – Cedente – Cadastro’, selecionando o cedente desejado e clicar em ‘Alterar’ no rodapé.
No quadrante ‘Impostos’ você precisa selecionar a opção ‘Empresa Enquadrada no Simples’ para que considere as informações nos campos da figura acima.

Para o IOF Adicional a configuração é realizada no Config em ‘Tipos – Débitos’. Você irá criar um débito com a informação de IOF Adicional ou alterar o já existente com o percentual desejado. A parametrização deve ser realizada informando o percentual no campo ‘Percentual para lançamento’ e a base de cálculo de IOF no campo ‘Valor Base’.

Se em algum momento for necessário ter duas alíquotas diferentes você pode definir de forma específica no cadastro destes cedentes. No NetFactor Operacional em ‘Cadastro – Cedente – Cadastro’, selecionar o cedente desejado e clicar em ‘Alterar’ no quadrante ‘Parâmetros de Operação’.

Você irá incluir a parametrização no quadro ‘Débitos Automáticos’, informando o débito de IOF Adicional e o percentual de cobrança.

Após as configurações ao incluir uma operação os valores calculados e debitados na operação. Caso seu cedente seja enquadrado no simples ao incluir a operação o sistema irá realizar o cálculo do IOF considerando o valor bruto atual, se os valores dos títulos forem alterados e ocorra alguma mudança no valor significativa para o cálculo do IOF, ou seja, altere a categoria configurada no campo ‘Alíquota p/ Simples (%) em operações até R$ xx,xx’ sua operação deverá ser recalculada.
Ao efetivar a operação será apresentada a mensagem ‘Não foi possível efetivar a operação. Favor analisar novamente para recálculo do IOF.’ solicitando que a mesma seja analisada novamente assim atualizando o cálculo da operação para a nova dedução de IOF.

Manual Nº 07.33.01