Painel de Cobrança

RESUMO

Aprenda a utilizar a ferramenta do Painel de Cobrança, disponível no Net Factor. Com esta ferramenta você irá otimizar a cobrança dos seus títulos, além de mostrar todas as informações de forma prática e organizada.

APRESENTAÇÃO

Para acessar o Painel de Cobrança, temos dois conceitos diferentes de usuários. O primeiro seria o Agente de Cobrança, onde ele só irá conseguir visualizar no painel as informações dos cedentes de que ele é agente. Já o Gerente de Cobrança consegue visualizar todas as informações que estão no painel, estando vinculadas ao seu usuário ou a outros usuários, ou até mesmo que não tenham nenhum agente vinculado para que ele possa distribuir estes cedentes.

Para que você habilite o usuário para ser um Agente de Cobrança ou Gerente de Cobrança, você deve entrar no Config em ‘Cadastro – Usuário – Cadastro’, selecionar o usuário e clicar em ‘Alterar’.

Figura 1 – Caminho Alterar Usuário
Figura 1 – Caminho Alterar Usuário

Lá onde você irá realizar a alteração do seu usuário, serão apresentadas as opções de Agente de Cobrança e Gerente de Cobrança, você deve selecionar a opção em que o usuário irá se enquadrar.

Figura 2 – Configuração de Agente e Gerente de Cobrança
Figura 2 – Configuração de Agente e Gerente de Cobrança

No Painel de Cobrança podem ser configurados eventos para serem Acompanhamentos de Cobrança. Você pode inserir acompanhamentos de cobrança que serão apresentados nas movimentações do título para que você consiga acompanhar exatamente como foi o processo da cobrança. Os eventos você deve inserir no Config em ‘Tabelas – Eventos’, clicando em incluir.

Figura 3 – Caminho Cadastro de Evento
Figura 3 – Caminho Cadastro de Evento

Para que o evento seja considerado como evento de acompanhamento de cobrança, deve ser marcada a opção ‘Evento para Acompanhamento de Cobrança’ no Evento. Quando você incluir um acompanhamento em algum título e o evento tiver marcado somente esta opção, você só irá incluir o acompanhamento e o mesmo permanece no painel.

Figura 4 – Configuração Acompanhamento de Cobrança

Ainda no evento, temos a opção ‘Evento de Cobrança’. Quando esta opção está marcada no evento e é inserido pelo painel um acompanhamento com este evento, o título não é mais exibido no painel pois esta configuração significa que o título já foi cobrando e está ok.

Figura 5 – Configuração Evento de Cobrança
Figura 5 – Configuração Evento de Cobrança

Para acessar o painel você deve acessar o Net Factor Operacional, em ‘Painéis – Painel de Cobrança’. O usuário que possuir a opção ‘Agente de Cobrança’ marcada e estiver vinculado a algum ingresso pelo gerente, poderá visualizar as informações no painel.

Somente os usuários que são agentes ou gerentes de cobrança terão acesso às informações da tela, caso o usuário possua somente permissão para acessar, porém não for agente ou gerente irá acessar a tela, porém não conseguirá visualizar nenhuma informação.

Figura 6 – Caminho Painel de Cobrança
Figura 6 – Caminho Painel de Cobrança

Na primeira vez que você entrar o sistema automaticamente traz todas as informações da carteira mas para melhor visualização, você pode utilizar os filtros disponíveis clicando em ‘Mostrar Filtros de Seleção’.

Figura 7 – Opção para mostrar filtros
Figura 7 – Opção para mostrar filtros

Após você clicar neste botão, será aberta a tela destaca abaixo, onde você pode utilizar todos os filtros disponíveis para fazer uma seleção dos cedentes para serem apresentados no painel. Depois que você preencher os dados, você deve clicar em ‘Pesquisar’ para que o painel seja atualizado.

Figura 8 – Filtros de Seleção
Figura 8 – Filtros de Seleção

Para que você consiga visualizar os títulos do painel, você deve clicar em ‘Expandir’ no lado direito da tela do respectivo agente. Quando você clicar, serão apresentados todos os cedentes que tem títulos a serem cobrados e recobrados.

Figura 9 – Listagem dos Cedentes
Figura 9 – Listagem dos Cedentes

Para você verificar os títulos que precisam ser cobrados, você deve clicar em cima do número da coluna onde o título que você deseja cobrar se encontra. Se ele está para ser cobrado ainda, você deve entrar em ‘Sac e Tít a Cob’, caso esteja para ser recobrado você deve clicar em cima do número da coluna ‘Recobrar’.

Figura 10 – Títulos para cobrar
Figura 10 – Títulos para cobrar

Após clicar na coluna desejada, será aberta uma nova tela, onde serão listados todos os títulos que ainda precisam ser cobrados, ou seja, todos que ainda não tem vínculo com nenhum acompanhamento de cobrança que seja evento de cobrança. Os títulos serão apresentados separados por sacado. Para visualizar a informação do sacado, você deve clicar no ‘+’ e os títulos serão expandidos e listados na tela.

Figura 11 – Listagem dos Sacados
Figura 11 – Listagem dos Sacados

Quando você expandir, serão apresentadas as informações dos títulos que você tem para serem cobrados do sacado. Nesta tela você também pode fazer o envio e a emissão do boleto e da carta ao sacado dos títulos.

Figura 12 – Impressão e envio de boleto e carta ao sacado
Figura 12 – Impressão e envio de boleto e carta ao sacado

Ao selecionar o título e clicar na opção de envio de carta ao sacado por e-mail. O sistema irá apresentar a mensagem abaixo e o mesmo será enviado para o Monitor de E-mails Não Registrados, para que o disparo seja feito por lá (clique aqui para ver como funciona o Monitor de e-mails não Registrados – Manual 32.08.01).

Figura 13– Mensagem de Envio de Email ao monitor

No envio dos boletos por email, você tem a possibilidade de realizar a alteração do cadastro do sacado antes de fazer o envio e também de escolher qual o texto que deve ser enviado no corpo do email. Os textos cadastrados no Config em ‘Textos – Boletos enviados por email’ serão apresentados neste campo para sua escolha.

Figura 14 – Configuração do texto do email de boleto
Figura 14 – Configuração do texto do email de boleto

Ainda na mesma tela será disponibilizado o campo para você incluir seus acompanhamentos de cobrança. Quando você quer apenas incluir o acompanhamento mas quer que o título ainda permaneça no painel, você deve incluir com um evento onde só esteja configurado para ‘Evento de Acompanhamento’ e ‘Evento de Cobrança’.

Quando você inclui um acompanhamento de cobrança você tem a opção de colocar uma data de próximo contato. O funcionamento desta rotina é da seguinte maneira, quando a data informada é diferente da data que está no campo ‘Data’, o título não será mais apresentado no painel até a data que foi colocado no campo de ‘Prox Contato’ no campo de ‘Recobrar’.

Na figura abaixo (figura 15) temos como exemplo a ‘Data’ 25/11/2022 e como data de ‘Prox Contato’ o dia 05/01/2023. Quando o acompanhamento for incluído, o título não será mais apresentado no painel de cobrança até o dia 05/01/2023 onde ele será apresentado no campo ‘Recobrar’ do painel.

Caso a data de próximo contato seja igual a data do dia ou estiver vazio o campo no momento da inclusão do acompanhamento, o título não será mais apresentado no painel de cobrança. Quando o título é liquidado o mesmo também não é mais apresentado no painel.

Figura 15 – Inclusão de Acompanhamento de Cobrança
Figura 15 – Inclusão de Acompanhamento de Cobrança

No dia do próximo contato ele será apresentado no campo da ‘Recobrar’ e o seu painel será apresentado conforme figura abaixo, os títulos que ainda não tiverem nenhum acompanhamento com data de próximo contato na coluna ‘Sac e Tít a Cob’ e os títulos que já tiveram algum acompanhamento com data de próximo contato na coluna ‘Recobrar’.

Figura 16 – Títulos a Recobrar
Figura 16 – Títulos a Recobrar

Na coluna ‘Sac e Tít’ são apresentados todos os títulos que já foram cobrados e que estão em aberto da carteira do cedente. Clicando os valores de cada cedente você consegue observar as informações dos títulos separado por sacado.

Nesta tela você também pode abrir separadamente pelo status clicando na parte superior da tela no status de confirmação que desejar ou também você pode abrir as informações separadas por estado, clicando do lado esquerdo da tela no estado desejado.

Figura 17 – Sacados e Títulos
Figura 17 – Sacados e Títulos

Ainda no painel, você pode clicar no nome do cedente e o Raio X do cedente será aberto, você também pode observar a porcentagem dos títulos não confirmados da carteira do cedente e os títulos que estão com confirmação negativa.

Figura 18 – Opções do Painel de Cobrança
Figura 18 – Opções do Painel de Cobrança

No painel você também consegue observar todas as informações dos títulos em aberto da carteira do seu cedente separados em uma coluna de ‘A Vencer’ e ‘Vencidos’. Também é possível visualizar o ‘Risco Total’ do cedente.

Figura 19 – Informações Gerais da Carteira
Figura 19 – Informações Gerais da Carteira

Você também consegue observar informações mais específicas dos cedentes como por exemplo na coluna ‘5+ Sacados’ onde são apresentados os 5 sacados maiores da carteira do seu cedente. Também podemos ver na coluna ‘% + Sacado’ a porcentagem da carteira do maior sacado do seu cedente.

Figura 20 – Maiores Sacados
Figura 20 – Maiores Sacados

Além disso é possível ver a ‘% Carteira’ que este cedente ocupa, a data da última operação e também é possível você abrir a POC do cedente pelo painel.

Figura 21 – Informações da Carteira
Figura 21 – Informações da Carteira

Se você for Gerente de Cobrança, as informações de todos os agentes serão apresentadas no seu painel e você pode fazer o gerenciamento dos agentes. Caso você queira trocar o agente você deve selecionar o agente desejado no campo ‘Agente Cob.’ e clicar em ‘Substituir a Carteira do Agente’, assim este cedente passará para a carteira do novo agente selecionado.

Figura 22 – Substituir o Agente de Cobrança
Figura 22 – Substituir o Agente de Cobrança

Caso você queira atribuir o cedente para algum agente, você deve selecionar o agente desejado e clicar em ‘Adicionar a Carteira do Agente’. O cedente será adicionado a carteira do agente e sempre virá vinculado a ele automaticamente.

Figura 23 – Adicionar o Agente de Cobrança
Figura 23 – Adicionar o Agente de Cobrança

Manual Nº 23.05.02