Importação Automática do Arquivo Retorno

Artigos Relacionados

RESUMO

Saiba como configurar o NetFactor para realizar de forma automática a importação do arquivo retorno disponibilizado pelo banco.

APRESENTAÇÃO          

A primeira parte a ser feita é configurar um horário para que a importação seja realizada. Para isso você precisa entrar no Config em ‘Parâmetros – Cobrança – Liquidação’ e informação o horário desejado.

Figura 1 - Configuração do horário de importação
Figura 1 – Configuração do horário de importação

Após a parametrização do horário a ser importado, para que o sistema acate a informação é necessário reiniciar o mesmo, assim solicitar ao seu atendente do suporte ([email protected]) para reiniciar o sistema ou se você mesmo tem este acesso deve ser feito este processo.

Feita a parametrização do horário você precisa configurar o caminho onde o arquivo ficará armazenado no servidor para que o sistema ache o mesmo e importe no horário parametrizado. A configuração do caminho é feita no sistema Operacional em ‘Cadastro – Conta Corrente – Cadastro’, selecionar a conta desejada e clicar em ‘Alterar’ e preencher a informação no campo ‘Caminho para importação automática de CNAB’.

Figura 2 - Configuração do caminho para importação
Figura 2 – Configuração do caminho para importação

Para que a importação ocorra o arquivo deve estar no caminho informado na conta corrente no horário configurado e o mesmo deve possuir uma nomenclatura específica para que o sistema identifique em qual conta o arquivo será importado.

O nome do arquivo deve ser a sigla da empresa e o ID com 4 dígitos. Caso o ID da conta corrente ter menos de 4 dígitos deve ser preenchido com zeros.

No caso do exemplo abaixo (figura 3), o nome do arquivo seria “FUN0001.ret”.

 Figura 3 - Exemplo de composição do nome do arquivo
Figura 3 – Exemplo de composição do nome do arquivo

Se o arquivo estiver corretamente na pasta configurada, no horário parametrizado no Config o arquivo será importado e dentro da pasta será criado dois outros diretórios denominados ‘Importados’ e ‘Relatórios’.

Dentro do diretório ‘Importados’ irá constar todos os arquivos que foram importados no sistema. Já no diretório ‘Relatórios’ os relatórios de Resumo de Importação (francesinha) que são gerados após a conclusão da importação do arquivo retorno.

Figura 4 - Novos diretórios no caminho escolhido
Figura 4 – Novos diretórios no caminho escolhido

Manual Nº 13.04.01