Instrução Bancária – Abatimento

RESUMO

Saiba como dar um abatimento em um título no Net Factor e já gerar automaticamente a instrução para ser enviada ao banco via arquivo remessa (CNAB).

CONFIGURAÇÃO

As configurações básicas dos eventos para a geração da instrução de abatimento já estarão configuradas em seu sistema pela nossa equipe de implantação ou suporte.

O sistema permite que o usuário configure tarifas especificas por cedente. Para isto, basta acessar o cadastro do Cedente em ‘Cadastro – Cedente – Cadastro’, selecionar o cedente e clicar em Alterar.

Figura 1 - Configuração Tarifas por Cedente
Figura 1 – Configuração Tarifas por Cedente

Na tela seguinte clicar no botão ‘Tarifas de Instruções’ localizado no quadrante ‘Observações’.

Figura 2 – Observações do Cedente

Ao clicar neste botão, o sistema apresentara uma tela secundaria com os campos das tarifas. Preencher o campo desejado e clicar em ‘Gravar’ após clicar em ‘Confirmar’ para que os dados alterados no cadastro sejam gravados.

Figura 3 - Configuração de Tarifa por Cedente
Figura 3 – Configuração de Tarifa por Cedente

No momento em que você efetivar a instrução, será gerada a pendência da tarifa no valor cadastrado. No momento em que você for importar o arquivo retorno do banco deve desmarcar a opção ‘Gera Pendências de Tarifa’ na hora da importação do arquivo. Caso esta opção esteja marcada a tarifa cadastrada no cedente é gerada novamente.

Você também pode configurar uma tarifa geral para que seja gerada na hora do envio ao banco ou no momento em que é retornado do banco a confirmação da instrução.

Para configuração na hora do envio ao banco (arquivo remessa) você deve entrar no Config em ‘Tabelas – Integração Bancária – Remessa/Eventos’, selecionar a instrução de Abatimento e clicar em Alterar.

Figura 4 - Integração bancária - Remessa/Eventos
Figura 4 – Integração bancária – Remessa/Eventos

Na próxima tela, você ficara disponível o campo ‘Tarifa’ para você cadastrar o valor desejado.

Figura 5 - Configuração da Tarifa
Figura 5 – Configuração da Tarifa

O mesmo pode ser feito para gerar a tarifa na hora do retorno de confirmação da instrução pelo banco. Para esta configuração você deve entrar no Config em ‘Tabelas – Integração Bancária – Retorno/Eventos’.

Destaco que se você cadastrar a tarifa desejada em mais de um lugar será lançada em duplicidade as pendências, por isso deve ser observado em qual dos caminhos está configurada a tarifa para que não haja duplicidade de geração de pendência.

LOCALIZAÇÃO

Para gerar uma instrução de Abatimento, o Usuário deve ir em Cobrança – Envio – Instrução Bancaria – Abatimento.

Figura 6 - Caminho Geração de Instrução
Figura 6 – Caminho Geração de Instrução

Na tela seguinte, deve ser informado o título que irá receber o abatimento utilizando qualquer um dos parâmetros de pesquisa. Ao localizar o título desejado, basta clicar em ‘Efetuar Instrução’.

Figura 7 – Pesquisa do título
Figura 8 - Confirmação da pesquisa
Figura 8 – Confirmação da pesquisa

Na tela seguinte, o usuário deve informar o valor do abatimento.

Figura 9 - Informação do Valor de Abatimento
Figura 9 – Informação do Valor de Abatimento

Após confirmar, o sistema apresentará a mesma tela confirmando as alterações feitas. É gerada uma pendência com o valor abatido para ser pago pelo cedente. Se estiver tudo correto, basta clicar em ’Conceder Abatimento’.

Figura 10 - Conferência da Instrução
Figura 10 – Conferência da Instrução

Será apresentada a mensagem abaixo quando confirmada a instrução de abatimento do título.

Figura 11 - Confirmação de Instrução
Figura 11 – Confirmação de Instrução

O sistema lançara as alterações na manutenção do título, e uma instrução nas movimentações que será enviada para o banco no arquivo remessa.

Há no sistema uma rotina para a Geração de Solicitação de Instruções, esta solicitação ficará disponível no Monitor de Instruções para que seja efetivada pelo usuário de tem permissão e só assim ir ao banco via arquivo remessa.

Para gerar solicitação de instrução você deve ir em ‘Cobrança – Envio – Solicitação de Instrução – Abatimento’.

Figura 12 – Caminho para gerar a solicitação de instrução

Será aberta uma tela onde mostra todos os parâmetros que você pode procurar o ingresso. Você pode procurar mais de um para enviar mais de uma solicitação ao monitor de uma vez só ou enviar um por um. Após colocar os parâmetros desejados clicar em ‘Confirmar’ no rodapé.

Figura 13 - Parâmetros para pesquisa
Figura 13 – Parâmetros para pesquisa

Todos os ingressos que você quer enviar a solicitação devem estar com a opção ‘Confirmar’ marcada conforme imagem abaixo. Nesta mesma tela você deve inserir a data da instrução (sempre vem a data de dia, mas pode ser alterada). Você deve inserir o valor do abatimento e clicar em ‘Confirmar’ no rodapé para gravar as informações.

Figura 14 - Seleção dos títulos para gerar a solicitação
Figura 14 – Seleção dos títulos para gerar a solicitação

Após clicar em ‘Confirmar’ você será direcionado para outra tela para conferir se todos os dados da solicitação estão corretos. Se estiver tudo certo clicar em ‘Confirmar’ no rodapé para efetuar a solicitação.

Figura 15 - Conferência de informações
Figura 15 – Conferência de informações

Será apresentada a mensagem ‘Solicitação Concluída com Sucesso’ na tela quando a solicitação for realizada. Todas as solicitações feitas estão disponíveis para serem efetivadas no Monitor de Instruções.

Figura 16 – Mensagem de Conclusão

Manual Nº 10.04.02