Nota Registrada – CRDC

Neste manual você irá aprender a como configurar o NetFactor para que seja possível realizar consultas e o registro das notas pelo CRDC.

APRESENTAÇÃO

Com a integração da CRDC ao NetFactor para consulta e registro das notas fiscais enviadas por seus cedentes, você saberá se a nota existe de fato, se a mesma já foi operada em outra empresa e se suas informações são verídicas.   

Para ter acesso a rotina e poder fazer configurá-la, você deve ter o módulo Nota Registrada contratado no NetFactor. Caso não tenha entre em contato conosco através do e-mail [email protected].

A parametrização para você poder utilizar a rotina é realizada no Config em ’Cadastro – Empresas’, você vai selecionar a empresa desejada e clicar em consultar no rodapé.

Figura 1 – Caminho cadastro de empresa
Figura 1 – Caminho cadastro de empresa

Na tela que será aberta a parametrização deve ser realizada no quadro ‘Registro do Nota – CRDC’. Para que esteja válida a parametrização e você pesquise por este fornecedor você precisa marcar a opção ‘Utilizar registro de nota CRDC’.

Figura 2 – Configuração para utilização
Figura 2 – Configuração para utilização

Após o preenchimento das informações acima, o sistema já estará pronto para realizar consultas e o registro das notas pelo CRDC.

Antes de você efetivar a operação é possível realizar uma pré consulta, ou seja, uma consulta antes de aquisição para verificar qual é o status da nota.

Esta pré consulta é realizada no Raio X da operação, você acessa o Raio X pelo Monitor Resumido clicando no ícone do lado direito da operação.

Figura 3 – Acesso do Raio X da operação
Figura 3 – Acesso do Raio X da operação

Ao entrar no Raio X na parte superior do mesmo são listados todos os sacados da operação, é possível fazer a consulta apenas de um sacado ou de toda a operação selecionando o que deseja no canto esquerdo e clicando em ‘Consulta Nota Reg CRDC’.

Figura 4 – Raio X da operação
Figura 4 – Raio X da operação

Após você clicar em ‘Consulta’, você poderá verificar o retorno da consulta de cada nota.

Figura 5 – Retorno da pré consulta
Figura 5 – Retorno da pré consulta

Após a operação estar efetivada você consegue realizar a pré consulta, registrar a nota e realizar a consulta pós registro no Painel de Nota Registrada acessando o menu ‘Painéis – Painel de Nota Registrada’.

Figura 6 – Painel de Notas Registradas
Figura 6 – Painel de Notas Registradas

Ao entrar no menu você terá a opção de realizar a pesquisa dos títulos da maneira que desejar. Após preencher os campos você irá clicar em ‘Pesquisar CRDC’.

Figura 7 – Filtros de pesquisa
Figura 7 – Filtros de pesquisa

Quando o painel for aberto o campo ‘Consulta’ estará desabilitado pois antes do registro só é possível realizar a pré consulta. Para você consultar a nota basta selecionar o campo ‘Pré Consulta’ das notas desejadas e clicar na parte superior da tela para ser realizada a consulta.

Figura 8 – Pré Consulta pelo Painel
Figura 8 – Pré Consulta pelo Painel

Será aberta a tela com o retorno da consulta no mesmo modelo que é apresentado no Raio X.

Figura 9 – Retorno da pré consulta
Figura 9 – Retorno da pré consulta

Para registrar a nota, você irá selecionar a coluna ‘Registrado’ e depois clicar em ‘Registrar selecionados’.

Figura 10 – Registro da nota
Figura 10 – Registro da nota

Para consultar o status da nota já registrada, você precisa selecionar a coluna ‘Consulta’ que após o registro estará habilitada e clicar em ‘Consultar selecionados’.

Figura 11 – Consulta de Nota já registrada
Figura 11 – Consulta de Nota já registrada

Ao passar com o mouse sobre o botão ‘Consulta’ que agora estará desabilitado será informado o status da nota fiscal.

Figura 12 – Retorno da consulta
Figura 12 – Retorno da consulta

Status de Retorno da Consulta

Abaixo segue a listagem de retornos enviados pela CRDC.

00 Registro ainda em processamento

01 Registro Incluído

02 Inclusão Rejeitada. Registro já Incluído pelo Participante

03 Inclusão Rejeitada. Registro já Incluído por Outro Participante

04 Chave Inválida

05 Chave com CNPJ Inválido

06 Chave com status CANCELADA

07 Chave com status DENEGADA

08 Chave com status INEXISTENTE

09 Chave com status DESCONHECIDO

10 Saldo insuficiente no valor da NFe

11 Registro Alterado

12 NUR Não Encontrado para esse Participante

16 Registro Liberado

21 Requisição Inválida (ID Remessa, CNPJ Participante, Tipo da

Operação de Desconto para uma solicitação de Gravame

23 Motivo de Liberação Inexistente

24 CNPJ do Emitente Inválido

25 Dados obrigatórios de garantia não informados

26 Data de Vencimento Inválida ou Nula

27 Data de Assinatura do Contrato Inválida ou Nula

28 Data de Vencimento do Contrato Inválida ou Nula

29 Número da duplicata inválido

30 CPF ou CNPJ do Proponente Inválido

31 Tipo de garantia Inválido

32 Valor da Dívida Inválido

95 Nota não autorizada pela SERPRO

97 Falha de comunicação com a SERPRO

98 Registro enviado com dados inconsistentes

99 NUR já liberado para esse participante

Manual Nº 35.03.01